01 outubro 2010

Bento

Faz muitos séculos que eu não posto no blog. Escrever para ele? longe de mim ...Virou bagunça, um Ctrl+C / Ctrl+V danado, e seria hipocresia minha falar que tudo isso é culpa da Faculdade ou do nascimento do meu TCC, pois sinceramente, não é. Me pergunto: falar sobre o que? Mais uma declaração de amor ao meu namorado? Aos amigos? Política (assunto da moda)? Não sabia o que escrever até que ,de repente, as coisas começam a entrar num thriller tenso, onde não consigo dormir, acordar, trabalhar sem lembrar de minha nova obcessão: Bento.
Não, não estou traindo meu namorado. Bento é o nome de um livro André Vianco publicado em 2003 pela Editora Novo Século. Ficou famoso ao ser lançado, pois após o primeiro livro do autor, Os Sete, fez muito sucesso entre jovens e adultos ao contar a mágica história sobre vampiros. Sim, eu disse vampiros. Mas vampiros de verdade, que matam, esquartejam, brincam com os humanos, bebem sangue e principalmente: não brilham no sol. Bento é o primeiro de livro de uma trilogia, sendo seguido por O Vampiro-Rei Vol.1 e O Vampiro-Rei Vol.2. E o melhor de tudo? É brasileiríssimo.


Enfim, tudo isso é informação técnica, adquirida em qualquer Wiki por aí. O que eu queria dizer sobre Bento é a forte atração que me tomou por inteira nesta última semana. Desde domingo, quando comecei a saborear cada página, conto os segundo para poder avançar mais um pouco em uma história aluciante, repleta de magia, ação, descrições técnicas. Como diria Bazan, é um "livro para meninos". Talvez seja isto que me atraia. Os palavrões nunca exagerados, a boa escrita, e o estilo irrefutável de André Vianco, a ausência de clichês. Sim, estou apaixonada por Bento, Lucas, Cantarzo, Adriano, Raquel (a vampira gótica-ruiva, me lembra certas Carolines). Cada personagem, cada história, consigo visualizar a câmera mudar de ângulo, o sons, os cheiros, as testuras. 
De fato, não sei como até hoje este magnífico livro não virou filme, mas ainda bem que isto não aconteceu: prefiro guardar as minhas imagens sobre cada personagem, numa mistura de tesão e compadecimento por todas as criaturas. Enfim, acredito que este livro cumpriu seu papel de quebrar a minha ausência não só deste blog, mas do prazer de ler um livro. Até porque neste bimestre terei que ler Grande Sertão Veredas, então é bom preparar a cabeça e pegar mais leve com estes vampiros. De toda a forma, fica a dica para você que gosta de vampiros, monstros e afins, que gosta de imaginar São Paulo em uma outra situação, ou que admira um bom livro.

2 Reações:

Oscar disse...

paixão descontrolada hein...rsrs...mas legal,quando nos apaixonamos por um livro assim é muito legal..e qlqr semelhança entre a vampira gótica-ruiva com uma certa amiga nossa é mera coincidencia..^^

movimente mais este espaço,faz falta...como faz falta as matérias do Sempre Sp...=D

bjosss

carol disse...

Amei esse post flor...já me falaram muito desse livro, mas nunca o peguei para ler...me deu até vontade agora!!rs
KKK Adorei o comentário acima do Oscar... por um acaso a semelhança com a vampira ruiva gotica seria eu???kkk
Amoooo vc flor!!
Bjão

 
Powered by Blogger