22 março 2010

Interpretando a música II

Como já explicado anteriormente (para entender, clique aqui) tive a ideia de analisar algumas musicas para entender melhor porque elas fazem tanto sucesso com suas letras que apelam para o nosso inconsciente e não percebemos, fazendo com que alcancem o "topo das paradas".

Hoje decidi fazer uma homenagem a Renato Russo, que completaria 50 anos esse final de semana. Antes que tenha uma "legião" de fãs me enchendo o saco, eu realmente gosto das músicas dele, mas como comentei com o único leitor deste blog, essa música é praticamente um release de um livro de auto-ajuda.

Mais uma vez - Legião Urbana

Mas é claro que o sol vai voltar amanhã
mais uma vez, eu sei
Panorama: Depois de inúmeras músicas que induzem ao suicídio, Renato Russo resolve fazer uma música "pra cima". Eu, desagradável que sou, vou tentar destruir isso
Escuridão já vi pior, de endoidecer gente sã
Espera que o sol já vem
Afirmação cientificamente óbvia: o sol vem todos os dias, caso contrário seria o apocalipse não é? E dica: isso não se aplica nos dias chuvosos.
Tem gente que está do mesmo lado que você
mas deveria estar do lado de lá
Dica: tenha cuidado, ele pode ser um inimigo disfarçado. Sabe, lobo em pele de cordeiro?
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar
Seria isso uma indireta pra mim?
Tem gente enganando a gente
Veja a nossa vida como está
mas eu sei que um dia a gente aprende
Interprete como: a gente é muito trouxa. Fale por você Renato Russo.
Se você quiser alguém em quem confiar
Confie em si mesmo
quem acredita sempre alcança
Provavelmente este aí foi traído e agora é que se tocou que não se deve confiar em ninguém, do tipo "ame você mesmo" e "seja senhor do seu destino". Quer coisa mais auto-ajuda do que isto?
Dica: se quiser alcançar, pega uma cadeira e sobe em cima

Mas é claro que o sol vai voltar amanhã
mais uma vez, eu sei
Escuridão já vi pior, de endoidecer gente sã
Espera que o sol já vem
A mesma coisa. Espera que o sol voltar e a água baixar, não é legal andar na enchente
Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena
Acreditar nos sonhos que se tem
Ou que seus planos nunca vão dar certo
Ou que você nunca vai ser alguém
Se nenhum dos seus planos se realizou até agora, você que está desempregado, nem completou o colégio e nem sabe o que é relacionamento com outra pessoa, ele diz que você ainda tem chances. Eu acho que não, loser.
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar
Será que eu sou assim?

Mas eu sei que um dia a gente aprende
Se você quiser alguém em quem confiar
Confie em si mesmo
Em quem canta essa música é que você não deve confiar, isso sim
Quem acredita sempre alcança...
Quem acredita sempre alcança...
Quem acredita sempre alcança...
Quem acredita sempre alcança...
Pega logo a porra do banquinho!


Ok, não me briguem comigo, não ficou legal mas vale a intenção.

1 Reações:

oscar disse...

huahuahua pessoa,seu otimismo é contagiante...gostei da interpretação,e da citação dessa pessoa aki,q ca escreve,no inicio do post...=D

besos

 
Powered by Blogger